Priscila Krause passeia de barco no manguezal do Pina para inaugurar série de propostas para o meio ambiente

Foto: Cecilia Sá Pereira

A pré-candidata do Democratas à Prefeitura do Recife, Priscila Krause, aproveitou o dia mundial do meio ambiente, ontem (5), para dar largada na discussão de propostas para a cidade do Recife no quesito sustentabilidade. Ela passeou de barco de Brasília Teimosa até o centro do Parque dos Manguezais, na Zona Sul do Recife, onde gravou vídeo para comunicar, via redes sociais, sua disposição de proteger a área – uma das maiores reservas urbanas de mangue do mundo – da poluição e das invasões irregulares. “Esse lugar tem um significado muito significativo para a cidade do Recife. É uma área muito grande que nós precisamos preservar e a melhor forma de preservar é garantir que o Parque dos Manguezais saia do papel”, explicou. Ela pretende realizar nos próximos dias outras agendas semelhantes, aproveitando a ocasião de ser o mês de junho o mês do meio ambiente.

Para tirar o Parque dos Manguezais do papel, Priscila afirmou que a articulação entre Prefeitura do Recife e governo federal/Marinha é o caminho pois a área de quinhentos hectares precisa passar ao domínio do município. Ela também enalteceu a necessidade de parcerias com a iniciativa privada e ainda a participação dos cidadãos, que devem se apropriar do espaço para aproveitá-lo e protege-lo. “A gente precisa do engajamento da população, a população precisa conhecer essa área, saber que isso aqui existe, saber o tamanho dessa beleza”, complementou.

Na visita, Priscila explicou que o manguezal funciona como filtro que retira a poluição da água transformando-a em nutrientes capazes de ser absorvidos pela flora e fauna que ali habitam. Em 2010, a Prefeitura do Recife desapropriou a área criando o Parque dos Manguezais Josué de Castro, mas a Marinha conseguiu anular o efeito da desapropriação pela Justiça. A criação do Parque foi ação mitigadora em consequência da liberação, via órgãos de proteção ambiental, para execução do projeto da Via Mangue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *